FAQ

DÚVIDAS FREQUENTES

Perguntas Frequentes:

Para quê serve o registro profissional na ASBAMT?

O registro profissional é uma numeração única e intransferível que tem a função de controle e normatização do exercício profissional por parte da associação ou conselho profissional regional, segundo o Código de Ética da Musicoterapia e deliberações da União Brasileira das Associações de Musicoterapia. O registro qualifica o profissional graduado ou pós-graduado em musicoterapia a exercer a profissão em qualquer instituição de direito público ou privado, organizações do terceiro setor, ou como autônomo, em todo o território do Estado da Bahia ou em localidades fronteiriças e regiões que não possuam Associações de Musicoterapia. No caso da ASBAMT cabe a cobertura territorial do Estado de Sergipe.

É obrigatório possuir o registro profissional?

O número de registro profissional da ASBAMT é uma exigência à contratação profissional por parte das Instituições contratantes em todo o território baiano, e também em concursos federais, bem como a nível municipal, para a regularização de clínicas e consultórios e para fazer o Cadastro Geral de Autônomo – CGA.

Quais os benefícios contemplados pelo registro profissional?

O registro profissional na ASBAMT também serve como comprovante para inscrição em concursos, seleções, promoções, descontos em inscrições de eventos, participação em comissões, grupos de estudo e pesquisa, podendo se estender, em alguns casos, aos países que integram o CLAM – Comitê Latino Americano de Musicoterapia ou a outros países que compõem a Federação Mundial de Musicoterapia.

Onde consta o meu número de registro?

O número de registro se encontra na declaração de filiação e também na carteirinha de associado

Como proceder no caso de mudança para outro estado brasileiro?

No caso de mudança permanente de domicílio do musicoterapeuta, é aconselhável que ele possa também se filiar a outra associação regional ou transferir seu registro para outro Estado. Para isso, é necessário entrar em contato com a associação na qual irá se vincular através do link: https://ubammusicoterapia.com.br/institucional/associacao-de-musicoterapia-no-brasil/ .

Como posso utilizar o número de registro para assinar documentos e relatórios?

 Na assinatura de relatórios, avaliações, pareceres, prontuários de evolução, o profissional musicoterapeuta deve providenciar um carimbo que tenha seu nome com todos os sobrenomes, seguido do nome “musicoterapeuta”, e o registro: por exemplo, ASBAMT 227-D. 

O que é a carteirinha de associado?

A carteira do musicoterapeuta se apresenta numa versão unificada com design nacional, adotada como modelo por todas as 16 AMTs e serve como documento de identificação do profissional. É composta por uma foto, da assinatura do presidente da Associação Regional ou seu substituto legal, o número de registro profissional composto por três dígitos seguidos da letra D (definitivo) e Qr Code que dá acesso a demais informações cadastrais do (a) associado (a)

Como obter a carteirinha de associado?

Só poderá entrar com pedido de carteirinha o musicoterapeuta associado à ASBAMT. O musicoterapeuta formado e interessado em se associar à ASBAMT deverá proceder da seguinte forma: enviar um e-mail para asbamt@gmail.com , com cópia para asbamt@asbamt.com com o assunto: Filiação de (seu Nome e Sobrenome), corpo do e-mail e anexos:

1) Foto digital 3X4 (modelo padrão de RG, frontal simétrica, fundo branco, sem uso de flash, em ambiente iluminado, com resolução mínima de 300 dpi);

2) Cópia de CPF, RG e comprovante de residência;

3) Cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão da graduação / pós-graduação em Musicoterapia; ou cópia comum e original para conferência. – O diploma deve estar em papel timbrado da Instituição de Ensino, com assinaturas dos gestores acadêmicos, carga horária especificada e/ou o registro de que cumpriu todos os créditos necessários, incluindo TCC e horas de estágio supervisionado;

4) Formulário de Filiação devidamente preenchido (em anexo).

Os documentos enviados serão analisados e o futuro associado receberá um e-mail da secretaria da ASBAMT com demais instruções de como prosseguir com sua filiação. 

A carteirinha tem prazo de validade?

Sim. É importante que o musicoterapeuta mantenha sua filiação ativa efetuando o pagamento do seu registro profissional anualmente, pois as Instituições empregatícias solicitam o comprovante de quitação da anuidade para efeito de atualização do registro no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Sem este comprovante, a carteirinha perde a validade de confirmar que o musicoterapeuta está em dia com suas obrigações normativas. 

ATENDIMENTO